Na hora de comprar um automóvel usado muita gente fica super preocupada com a quilometragem do automóvel. O que muitas vezes não quer dizer nada, por dois motivos: primeiro por ser facílimo voltar o hodômetro de 120 mil pra 30, ou 40 mil quilômetros; segundo, e mais importante, é preferível comprar carros com mais de 100 mil quilômetros com uma boa manutenção, bem cuidado, do que um que rodou 30, 40 mil e que foi duramente castigado, carregava peso pra todo lado, andava em estrada de terra esburacada.
Olha só um cálculo simples que se faz: os motores dos automóveis foram calculados para durar cerca de cinco mil horas. Um automóvel que sempre rodou na estrada a 100 quilômetros por hora, por exemplo, depois de rodar 100 mil quilômetros, o motor funcionou apenas 1.000 horas, somente um quinto de sua vida útil.
Já um carro que rodou metade, 50 mil quilômetros, mas sempre no trânsito urbano, devagar no pare e anda, a 20 quilômetros por hora, ao invés de apenas 1.000 horas, esse motor funcionou 2.500 horas, quase metade de sua vida útil.